Inovação Social em destaque!
Programas, prémios, incentivos e inspirações
Estufa de ideias promove mais inovação social
A Estufa de Ideias tem vindo a aproximar-se cada vez mais das organizações sem fins lucrativos e do tecido empresarial de Santa Maria da Feira. Neste sentido, têm sido vários os contactos realizados com o intuito de promover o trabalho colaborativo como resposta às necessidades sociais do Concelho.
O Mosaico Tours realizado no passado dia 23 de novembro ajudou a refletir sobre o valor das próprias organizações e de como é possível potenciar o trabalho já realizado, motivando e inspirando todos os participantes. O impacto positivo nos participantes leva-nos a realizar uma próxima edição já em março de 2023.
O trabalho de consultoria no âmbito da Estufa de Ideias tem sido realizado de forma contínua, mantendo-se a disponibilidade para apoiar cada vez mais organizações interessadas em encontrar novas formas de crescer de forma sustentável. Através do email inovacao@direitosedesafios.com é possível obter mais informações sobre estas ações.
Fique atento às próximas iniciativas e junte-se a nós!
Mosaico Tour motiva organizações sociais de Santa Maria da Feira
No passado dia 23 de novembro, teve lugar o Mosaico Tours, uma "viagem" por algumas organizações sem fins lucrativos, de Santa Maria da Feira e do Porto que se destacam em diferentes vertentes de Inovação Social. Para além de dar a conhecer boas práticas, a iniciativa promoveu o encontro e debate
próximo entre as organizações participantes, ao longo de todo o dia.
De acordo com o testemunho dos participantes, este foi um dia "motivador, inspirador e enriquecedor", onde foi possível conhecer "respostas inovadoras no setor social que podem trazer contributos notórios para a implementação de dinâmicas de interação entre as empresas e as IPSS's". Foi também reforçada pelos mesmos o desejo de "que esta experiência possa ser o mote para mais momentos de parceria".
O Mosaico Tours passou pela CASTIIS, organização de referência do Concelho, onde, recebidos por Madalena Malta, os participantes tiveram a oportunidade de trocar ideias sobre a caracterização do setor, especificamente no Concelho, os principais constrangimentos e possíveis soluções. Rumo ao Porto, foi possível conhecer o funcionamento da ACISJF, com especial foco no seu negócio social de sucesso, take-away e restaurante solidário, onde o grupo teve o prazer de almoçar na companhia de Mafalda Teixeira Bastos da Stand4Good. A cofundadora da Stand4Good partilhou com os participantes a importância de aproximar as organizações sem fins lucrativos das empresas, todo o potencial desta relação, principais cuidados a ter e obstáculos a superar. A "viagem" terminou na Associação Monte Pedral onde o diretor Paulo Santos falou na constante necessidade de adaptação às
reais necessidades sociais.
Encontro - Cuidamos da Saúde Mental, 26 janeiro 2023
No âmbito da colaboração do Projeto MelhorMente, dinamizado pelo Centro Social Dr. Crispim T. B. Castro e pelo Centro Social Paroquial do Vale com apoio da Estufa de Ideias_Direitos e Desafios, será dinamizado o Encontro “Cuidamos a Saúde Mental?”, no dia 26 de janeiro das 9h30m às 13h00m, na ADRITEM, Europarque.
Sendo a preocupação com a Saúde Mental, um tema transversal a várias organizações do Concelho, surgiu a necessidade de dinamizar um encontro entre organizações de Santa Maria da Feira, onde possam fomentar o trabalho colaborativo, a partilha de preocupações, recursos e soluções.
Os principais temas a abordar serão as “Questões legais do cuidador, direitos e deveres do cuidador”, dinamizado por Dr. Tiago Teixeira e Dr. Manuel Janeira, da Atrys, “Desafios e práticas na saúde mental”, orientado pela Dra. Maria Sousa, psicóloga do Centro Comunitário Casa Ozanam e ainda “Agilizar os cuidados na saúde mental”, que contará com a orientação da Dra.Ana Sousa e Dra. Fernanda Oliveira do ACES Feira/Arouca.
Através do modelo "World Café", os participantes passarão 20 minutos com cada convidado onde este falará sobre as vantagens e desafios, ouvindo as questões e opiniões dos participantes, havendo rotação dos participantes. No final das "rondas", haverá um debate aberto sobre os principais desafios e novos horizontes encontrados.
Ao longo de todo o encontro, com especial enfoque no final, as organizações serão motivadas a manterem o contacto entre elas e dinamizarem novos encontros de acordo com as necessidades identificadas.
A inscrição é gratuita mas obrigatória através do link https://t.ly/G0hMN
Para mais informações contactar melhor.mente@hotmail.com ou 928021878 | 912860404
Candidaturas abertas - Prémios BPI Fundação “la Caixa” 2023
Os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” são uma iniciativa conjunta do BPI e da Fundação ”la Caixa” e destinam-se a apoiar financeiramente projetos de instituições privadas sem fins lucrativos que promovam a melhoria da qualidade de vida e a igualdade de oportunidades de pessoas residentes em Portugal e em situação de vulnerabilidade social.
O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Capacitar pretende promover a autonomia de pessoas com deficiência e doença mental, estando as candidaturas abertas de 17 de janeiro a 22 de fevereiro de 2023. Por sua vez, o Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Solidário visa a integração sociolaboral e a luta contra a exclusão social, e as candidaturas devem ser realizadas de 23 de fevereiro a 20 de março de 2023.
O Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Seniores tem em vista o envelhecimento ativo e saudável e as candidaturas encontram-se abertas de 21 de março a 26 de abril de 2023.
Por último, o Prémio BPI Fundação ”la Caixa” Infância tem como objetivo apoiar crianças em situação de pobreza e as candidaturas estarão abertas de 27 de abril a 24 de maio de 2023.
Para este efeito, os Prémios BPI Fundação ”la Caixa” disponibilizam, em 2023, 4,6 milhões de euros.
Candidaturas abertas e outros apoios - Fundação Galp
Estão abertas em continuidade as candidaturas a apoio da Fundação Galp que promove e dinamiza, em parceria e cooperação, a implementação de projetos sociais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconómico sustentável das comunidades onde a Galp está presente.
Os projetos desenvolvidos e financiados pela Fundação Galp têm, obrigatoriamente, de estar alinhados com um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuírem para o Índice de desenvolvimento Humano nas geografias em que este será implementado, promovendo a inclusão social através da educação, do acesso a energia e da proteção da biodiversidade.
Devem ainda respeitar os critérios de elegibilidade definidos pela Fundação Galp, no sentido de garantir rigor e transparência dos projetos a apoiar.
Caso pretenda apresentar um pedido de parceria para um projeto ou iniciativa deverá fazê-lo através do preenchimento do formulário disponível em Fundação Galp - Galp (fundacaogalp.com) No mesmo sítio é também possível apresentar pedidos de donativo ou patrocínio.
Candidaturas ao Erasmus+ - Educação, formação, juventude e desporto
Ao longo do ano existem várias possibilidades de candidatura ao Programa Erasmus+ 2023. O Erasmus+ trata-se do Programa da União Europeia para a educação, a formação, a juventude e o desporto e abrange o período
de 2021 a 2027. No âmbito das suas áreas de atuação, o Programa é bastante abrangente, estando toda a informação e recursos necessários para a
candidatura, disponíveis em Convites e Prazos – AN-Erasmus+ (erasmusmais.pt). A Estufa de Ideias está disponível para apoiar qualquer organização que pretenda aprofundar os seus conhecimentos sobre o Programa, o seu potencial e como elaborar uma candidatura. Contacte-nos!
Candidaturas - Iniciativas de Cooperação Bilateral no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s
Mantêm-se abertas, até 30 de junho de 2023, as candidaturas de Iniciativas de Cooperação Bilateral no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s.
As candidaturas no âmbito das Iniciativas de Cooperação Bilateral devem fortalecer as relações bilaterais com os países financiadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e enquadrar-se nos objetivos gerais do Programa Cidadãos Ativ@s. Quer isto dizer que as Iniciativas de Cooperação Bilateral destinam-se a financiar trocas de experiências internacionais de curta duração, incluindo estágios e participação em conferências, seminários e ações de formação de curto prazo e a fortalecer os contactos entre as ONG e
outros potenciais parceiros.
De acrescentar que as prioridades para as Iniciativas de Cooperação Bilateral incluem o reforço da capacidade e da eficácia das ONG portuguesas na sociedade civil, designadamente a capacitação em áreas específicas como a advocacy e a monitorização das políticas públicas, angariação de fundos e diversificação das fontes de financiamento e gestão de voluntários e, ainda, a promoção da igualdade de género e combate à violência com base no género, no âmbito dos objetivos do Active Citizens Fund.
Saiba tudo em Iniciativas de Cooperação Bilateral - Cidadãos Ativos (gulbenkian.pt)
PROJETO PROdemência
27 de fevereiro, das 14h30-16h30 - 1ª edição | Gratuito | Inscrições obrigatórias e limitadas
WEBINAR para apresentação e esclarecimentos do projeto, que visa capacitar o quadro técnico de organizações do 3º setor (entidades privadas e/ou públicas) para o desenvolvimento de serviços e/ou cuidados especializados na demência, através de formação e consultoria em rede com recurso à modalidade presencial e à distância (online).
INSCRIÇÕES AQUI
Outras informações relevantes sobre financiamentos
Vale a pena estar atento e consultar periodicamente informações sobre fontes de financiamento, prémios e incentivos. A Estufa de Ideias deixa algumas sugestões:
Em Up2Europe pode encontrar os últimos concursos públicos disponibilizados pela CE para os diferentes programas europeus como o Erasmus+, Horizon 2020, COSME, Interreg, Creative Europe, Life, etc., mas também outros concursos provenientes de projetos europeus em curso onde parte dos seus fundos devem ser redistribuídos de acordo com as suas atividades.
Quer seja uma organização pública ou privada, uma ONG, uma autarquia, uma universidade, um cluster ou outra entidade jurídica, o seu projeto pode ser elegível para os Fundos Europeus. Saiba mais em Find EU Calls for Proposals from 329 European funding sources :: Up2Europe
A Associação ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social, disponibiliza no seu site, uma secção específica sobre diversos Programas e Financiamentos ativos de uma forma clara e concisa. Esteja atento em Calls - Programas & Financiamentos Arquivos - Associação ACEGIS % %
A GeoFundos é a única plataforma em Portugal que reúne todas as oportunidades de financiamento disponíveis. É possível subscrever a newsletter e aceder a algumas oportunidades gratuitamente, existindo ainda uma versão paga mais completa.
Saiba tudo em Home (geofundos.org)
Oportunidades de Formação
Transformar as organizações sociais
MILES, é o programa de transformação da economia social da responsabilidade da Fundação Manuel VIolante que pretende abranger 500 organizações e tem a ambição de “promover uma jornada inovadora capaz de moldar o futuro, destruindo todas as barreiras à capacitação: tempo, custo e equipa”.
O programa promove o trabalho colaborativo com o setor privado e público na construção de uma sociedade mais justa, equilibrada e sustentável.
Saiba mais em Programa Miles (fmanuelviolante.pt)
Educação não-formal e intervenção social pela arte
Este curso tem por objetivo proporcionar experiências diversas de contato com práticas artísticas de carácter social ou comunitário e desenvolver o sentido crítico relativamente a iniciativas e projetos existentes ou futuros. Tem um total de 25 horas, em regime presencial, e destina-se a profissionais da área social, educativa e/ou artística, sendo também dirigido a qualquer pessoa interessada no seu desenvolvimento pessoal.
Saiba mais em ISSSP - Educação não-formal e intervenção social pela arte (1ª edição) (sigarra-isssp.pt).
Em parceria com Universidade Católica Portuguesa (UCP), através da Área Transversal de Economia Social, a Estufa de Ideias é uma ação do Projeto Direitos & Desafios – Inova +, sob a coordenação da Casa dos Choupos no âmbito da 4ª Geração dos CLDS e promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira