Espaço Trevo participa no Encontro "Violência na Criança e no Adulto: como atuar"
Convite à partilha de boas práticas na intervenção com vítimas de violência doméstica e de género
O Espaço Trevo foi convidado a participar no Encontro “Violência na criança e no adulto: como atuar”- painel: “Intervenção na Comunidade”. A sessão foi promovida pelo Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga, E.P. E. e dirigida a profissionais de saúde. Realizou-se no auditório do centro cultural de Milheirós de Poiares.
Para além da apresentação das respostas de intervenção na problemática da violência doméstica no território, foram apresentadas informações relativamente ao apoio disponibilizado, à complexidade do fenómeno, aos fatores de manutenção das vítimas na relação violenta, aos fatores de risco, aos princípios de conduta e atitudes nos procedimentos a manter pelos profissionais de saúde quando se encontram perante uma vítima e à importância do encaminhamento e sinalização.
“Os serviços e os profissionais de saúde ocupam uma posição privilegiada no que diz respeito à deteção e intervenção em situações de violência doméstica, na medida em que são, muitas vezes, o único ponto de contacto que as vítimas têm com profissionais capazes de, pela sua formação e experiência profissional, reconhecer e intervir no seu problema. Em princípio, todas as pessoas, designadamente as mulheres, contactam com o sistema de saúde em algum ponto da sua vida - consultas de rotina, gravidez e parto, doenças, ferimentos, ou no papel de cuidadoras de crianças e idosos. Os serviços de saúde podem, assim, ser literalmente o “salva-vidas” para pessoas cujo contacto com o meio envolvente é estrugido por um/a companheiro/a violento/a ou que não querem envolver-se diretamente com a polícia e o sistema de justiça”.