Face-to-Face II "A Violência e o Adulto mais Velho: Desenho da Denúncia"
Espaço Trevo assinala Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa
Na sequência do trabalho de excelência e proximidade na área da intervenção no adulto mais velho, decorreu o evento "Face-to-Face II "A Violência e o Adulto mais Velho: Desenho da Denúncia" dinamizado pela equipa da EAVVDVG do Espaço Trevo, em parceria com a EPVA do ACES Arouca/Feira. Este momento teve como objetivo de assinalar o Dia Mundial de Consciencialização da Violência Contra a Pessoa Idosa (15 de junho) envolveu cerca de meia centena de participantes.
O evento foi marcado por um processo de conversação através da metodologia world café, com a partilha de casos práticos de cada instituição.
Recorde-se que em janeiro de 2020 o Espaço Trevo alargou o seu âmbito territorial de atuação enquanto Estrutura de Atendimento a Vítimas de Violência Doméstica e Violência de Género nos Municípios de Terras de Santa Maria (EAVVDVG) e através da itinerância dos elementos que compõem a sua equipa técnica, viabiliza o seu trabalho nos Municípios de São João da Madeira (em parceria com o Espaço Aurora), Oliveira de Azeméis, Vale de Cambra, Arouca e Espinho (em parceria com o Espaço Bem-Me-Quero – Centro Social de Paramos). Este alargamento de resposta vai ao encontro da Territorialização das respostas da Rede Nacional de Apoio a Vítimas de Violência Doméstica (RNAVVD).
Em Julho de 2020 foi assinado entre estes 6 Municípios e outras entidades parceiras, o Protocolo de Territorialização da Rede Nacional de Apoio às Vítimas de Violência Doméstica nos Municípios de Terras de Santa Maria.
O Espaço Trevo enquanto EAVVDVG disponibiliza apoio informacional, psicossocial, psicológico, aconselhamento jurídico, intervenção na crise e encaminhamento social a vítimas de violência doméstica; organiza e dinamiza campanhas de sensibilização, de prevenção e ações formativas para a comunidade em geral e públicos-alvo estratégicos.