Inovação Social em destaque!
Programas, prémios, incentivos e inspirações
Estufa de ideias promove mais inovação social
A Estufa de Ideias tem vindo a aproximar-se cada vez mais das organizações sem fins lucrativos e do tecido empresarial de Santa Maria da Feira. Neste sentido, têm sido vários os contactos realizados com o intuito de promover o trabalho colaborativo como resposta às necessidades sociais do Concelho.
No final de junho, irão realizar-se as Jornadas “Sinergias Sociais”, que irão juntar organizações sociais e empresas do concelho num dia de partilha e troca de saberes, com o objetivo de revitalizar um espaço físico da organização e gerar novas ações de colaboração, apoio e mentoria por parte da empresa. Mais informações nesta newsletter!
O trabalho de consultoria no âmbito da Estufa de Ideias tem sido realizado de forma contínua, mantendo-se a disponibilidade para apoiar cada vez mais organizações interessadas em encontrar novas formas de crescer de forma sustentável. Através do email inovacao@direitosedesafios.com é possível obter mais informações sobre estas ações.
Promovido pelo o Município de Santa Maria da Feira e coordenado pela Casa dos Choupos no âmbito da 4ª Geração dos CLDS, a Estufa de Ideias é uma ação do Projeto Direitos & Desafios – Inova +, que pretende apoiar a implementação de ideias inovadoras, capazes de responder às necessidades sociais do Concelho, promovendo a capacitação das organizações sociais e criando pontes entre estas e o tecido empresarial.
Fique atento às próximas iniciativas e junte-se a nós!
Mosaico Tour - um dia de partilha, conhecimento e inspiração
No passado dia 30 de março, teve lugar a segunda edição do Mosaico Tours, uma "viagem" por algumas organizações sem fins lucrativos, em que se pretende dar a conhecer o seu modo de funcionamento, a sua capacidade de resposta aos desafios, encontrando estratégias criativas e inovadoras que permitam aumentar a qualidade do serviço aos utentes e comunidades. Para além de dar a conhecer boas práticas, a iniciativa promove o encontro e debate próximo entre as organizações participantes, ao longo de todo o dia.
Desta vez optou-se por focar olhar nas organizações que trabalham com a Saúde Mental e Deficiência, passando por Santa Maria da Feira, Vizela e Braga.
Com início na Casa Ozanam, os participantes puderam conhecer mais aprofundadamente as dinâmicas de funcionamento da organização e os desafios inerentes ao dia-a-dia, havendo ainda oportunidade para conhecer os espaços que estão a ser melhorados e criados na Casa. Os testemunhos de quem participou destacaram o “espaço amplo e organizado e a interação com os jovens utentes”.
Seguindo para a AIREV, foi bastante gratificante conhecer toda a equipa, jovem, dedicada, numa organização que congrega vários projetos e iniciativas complexas, e que funciona em plena tranquilidade e boa disposição. “Uma dinâmica verdadeiramente inspiradora”, destacando-se “a importância dada aos recursos humanos e marketing, o ambiente de sensibilidade e participação, e a procura de inovação”.
O dia terminou na Casa de Saúde Bom Jesus - Irmãs Hospitaleiras, com oportunidade de perceber a sua evolução na criação de respostas diferenciadoras, com destaque para “a capacidade de adaptação às mudanças da sociedade e a resposta às necessidades identificadas, um grande desafio neste contexto”.
“Acho que este Mosaico Tours foi muito interessante principalmente por termos tido a oportunidade de verificar no terreno diversas abordagens tão distintas para a mesma problemática”.
Jornadas Sinergias Sociais - 28 e 29 de junho
*Nos próximos dias 28 e 29 de junho, Santa Maria da Feira recebe, pela primeira vez, as Jornadas de Sinergias Sociais organizadas pela Estufa de Ideias, que têm como objetivo aproximar as empresas do Concelho às Organizações Sociais. *
Depois de terem sido identificadas algumas necessidades, junto das organizações sociais, através de um formulário divulgado amplamente entre as organizações sociais, foram desafiadas algumas empresas para desenvolverem uma ação de team building e capacitação no seio destas organizações.
De acordo com a especificidade de cada organização, pretende-se que as empresas possam colaborar com a organização, na revitalização de um espaço ou na dinamização de atividades, a partir de momento de team building, levando ao aprofundamento do mútuo conhecimento e aproximação.
Pretende-se que a ligação entre ambas se mantenha, através de uma lógica de mentoria das empresas a estas organizações, apoiando-as e capacitando-a..
Em breve serão divulgadas as entidades envolvidas e os resultados desta ação!
ATRYS - um parceiro de futuro!
A ATRYS tem estado bastante próxima da Estufa de Ideias_Direitos e Desafios, especialmente em colaboração com o Projeto MelhorMente, dinamizado pelo Centro Social Dr. Crispim T. B. Castro e pelo Centro Social Paroquial do Vale.
Depois de Tiago Teixeira e Manuel Janeira terem dinamizado o painel “Questões legais do cuidador, direitos e deveres do cuidador” no encontro “Cuidamos da Saúde Mental?”, em janeiro deste ano, o contacto manteve-se para preparar novas iniciativas. Destas, destaca-se uma formação dirigida a Cuidadores Formais, com o intuito de apoiar e capacitar para melhorar o trabalho de acompanhamento aos utentes com diferentes problemáticas. Até ao final do ano irão surgir mais informações.
No âmbito desta parceria destaca-se ainda o Apoio aos Cuidadores na Atrys, um serviço do Centro para a Saúde Cognitiva, de apoio psicopedagógico para cuidadores e/ou familiares de pacientes com demência, em simultâneo com sessões de treino cognitivo em grupo.
Mais informações no site da ATRYS, através do Número Verde - 800 256 256, ou do número direto - 227 660 750.
Candidaturas abertas e outros apoios
Prémio Manuel António da Mota - até 30 de junho
O Prémio Manuel António da Mota foi criado em 2010 pela Fundação Manuel António da Mota com o objetivo de reconhecer anualmente organizações que se destaquem nos vários domínios de atividade da Fundação.
Em 2023, o Prémio Manuel António da Mota tem como lema “Portugal Futuro”, e pretende distinguir instituições que se destacam na luta contra a pobreza e exclusão social, acolhimento e integração de migrantes e refugiados, valorização do interior e coesão territorial, saúde, educação, emprego, apoio à família, inovação e empreendedorismo social, inclusão e transição digital e tecnológica e transição climática.
O Prémio destina-se a pessoas colectivas de direito privado sem fins lucrativos (IPSSs, fundações, associações, cooperativas, coletividades de cultura, recreio e desporto, ONGs, incluindo as da área do ambiente, e outras entidades que integrem o setor da economia social e se encontrem regularmente constituídas de acordo com a legislação em vigor) e a pessoas colectivas de direito público de âmbito nacional, regional ou local (autarquias, estabelecimentos de ensino básico, secundário ou superior, estruturas de saúde públicas, centros de estudo e de investigação e outros organismos públicos com projetos enquadráveis no âmbito do respetivo regulamento).
As candidaturas podem ser submetidas até dia 30 de junho. Mais informações e submissão de candidatura AQUI.
Fundação Belmiro de Azevedo - até 9 de julho
Apoio à Terceira Idade, é um Programa Fundação Belmiro de Azevedo, em parceria com o MTSSS/ Gabinete da Secretária de Estado da Inclusão, de Apoio a Projetos de combate ao isolamento e promoção do envelhecimento ativo e saudável, com foco na saúde mental das pessoas idosas.
São admitidos projetos já em desenvolvimento, impactantes, com poder de transformação na vida e saúde mental dos seniores, com potencial para serem replicados e/ou escalados assim como novas respostas sociais aos desafios da realidade atual, desenvolvidas por entidades que têm o conhecimento e a intenção de atuar nesta área, com potencial para serem replicados e/ou escalados.
São elegíveis pessoas coletivas de direito privado com sede em Portugal; pessoas singulares com domicílio fiscal em Portugal; grupos de pessoas singulares ou coletivas, desde que devidamente organizados e representados por pessoa singular ou coletiva com domicílio ou sede fiscal em Portugal;
As candidaturas podem ser submetidas até 9 de julho.
Mais informações AQUI.
Prémios Europeus de Economia Social - até 31 de agosto
Promovidos pela Social Economy Europe, estes prémios pretendem reconhecer os esforços e contributos da Economia Social para as Transições Verde e Digital e servem de inspiração a outros atores da economia social e cidadãos que pretendem tornar-se empreendedores, ativistas e transformadores.
Na edição deste ano existem quatro categorias: INOVAÇÃO SOCIAL (inclusão de diverso públicos); COMPETÊNCIAS (qualificação e requalificação de trabalhadores da economia social); TRANSIÇÃO VERDE (foco nas energias renováveis, habitação, economia circular, gestão da água entre muitas outras); DIGITALIZAÇÃO (economia digital ou com um enfoque importante na inovação tecnológica).
Destina-se a empresas e organizações de economia social, como cooperativas, mutualidades, associações, fundações, empresas sociais, bancos e financiadores éticos e alternativos, instituições de microcrédito, sociedades laborais e outras formas semelhantes de economia social.
É possível encontrar mais informação sobre as categorias, AQUI e o formulário de candidatura AQUI.
As candidaturas podem ser feitas até 31 de agosto de 2023 e a Gala dos Prémios decorrerá no dia 14 de novembro, em San Sebastian (Espanha).
Fundação Galp - em permanência
Estão abertas em continuidade as candidaturas a apoio da Fundação Galp que promove e dinamiza, em parceria e cooperação, a implementação de projetos sociais que contribuam para a melhoria da qualidade de vida e desenvolvimento socioeconómico sustentável das comunidades onde a Galp está presente.
Os projetos desenvolvidos e financiados pela Fundação Galp têm, obrigatoriamente, de estar alinhados com um ou mais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e contribuírem para o Índice de Desenvolvimento Humano nas geografias em que este será implementado, promovendo a inclusão social através da educação, do acesso a energia e da proteção da biodiversidade. Devem ainda respeitar os critérios de elegibilidade definidos pela Fundação Galp, no sentido de garantir rigor e transparência dos projetos a apoiar.
Caso pretenda apresentar um pedido de parceria para um projeto ou iniciativa deverá fazê-lo através do preenchimento do formulário disponível AQUI. No mesmo sítio é também possível apresentar pedidos de donativo ou patrocínio.
Erasmus+ - Educação, formação, juventude e desporto - várias datas
Ao longo do ano existem várias possibilidades de candidatura ao Programa Erasmus+ 2023.
O Erasmus+ trata-se do Programa da União Europeia para a educação, a formação, a juventude e o desporto e abrange o período de 2021 a 2027.
No âmbito das suas áreas de atuação, o Programa é bastante abrangente, estando toda a informação e recursos necessários para a candidatura, disponíveis AQUI.
A Estufa de Ideias está disponível para apoiar qualquer organização que pretenda aprofundar os seus conhecimentos sobre o Programa, o seu potencial e como elaborar uma candidatura. Contacte-nos!
Iniciativas de Cooperação Bilateral - até 30 de junho
Mantêm-se abertas, até 30 de junho de 2023, as candidaturas de Iniciativas de Cooperação Bilateral no âmbito do Programa Cidadãos Ativ@s.
As candidaturas no âmbito das Iniciativas de Cooperação Bilateral devem fortalecer as relações bilaterais com os países financiadores (Islândia, Liechtenstein e Noruega) e enquadrar-se nos objetivos gerais do Programa Cidadãos Ativ@s. Quer isto dizer que as Iniciativas de Cooperação Bilateral destinam-se a financiar trocas de experiências internacionais de curta duração, incluindo estágios e participação em conferências, seminários e ações de formação de curto prazo e a fortalecer os contactos entre as ONG e outros potenciais parceiros.
De acrescentar que as prioridades para as Iniciativas de Cooperação Bilateral incluem o reforço da capacidade e da eficácia das ONG portuguesas na sociedade civil, designadamente a capacitação em áreas específicas como a advocacy e a monitorização das políticas públicas, angariação de fundos e diversificação das fontes de financiamento e gestão de voluntários e, ainda, a promoção da igualdade de género e combate à violência com base no género, no âmbito dos objetivos do Active Citizens Fund.
Saiba tudo AQUI.
Outras informações relevantes sobre financiamentos
Vale a pena estar atento e consultar periodicamente informações sobre fontes de financiamento, prémios e incentivos.
A Estufa de Ideias deixa algumas sugestões:
Em Up2Europe pode encontrar os últimos concursos públicos disponibilizados pela CE para os diferentes programas europeus como o Erasmus+, Horizon 2020, COSME, Interreg, Creative Europe, Life, etc., mas também outros concursos provenientes de projetos europeus em curso onde parte dos seus fundos devem ser redistribuídos de acordo com as suas atividades.
Quer seja uma organização pública ou privada, uma ONG, uma autarquia, uma universidade, um cluster ou outra entidade jurídica, o seu projeto pode ser elegível para os Fundos Europeus.
Saiba mais AQUI
A Associação ACEGIS - Associação para a Cidadania, Empreendedorismo, Género e Inovação Social, disponibiliza no seu site, uma secção específica sobre diversos Programas e Financiamentos ativos de uma forma clara e concisa.
Esteja atento, AQUI.
A GeoFundos é a única plataforma em Portugal que reúne todas as oportunidades de financiamento disponíveis.
É possível subscrever a newsletter e aceder a algumas oportunidades gratuitamente, existindo ainda uma versão paga mais completa.
Saiba tudo AQUI.
*Congressos e Oportunidades de Formação *
Oferta formativa da ANIMAR - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local
Com o objetivo de capacitar entidades, partilhar boas práticas e disseminar conhecimento, validando competências técnicas, específicas e especializadas, a ANIMAR desenvolve um extenso catálogo de formação, ao longo de todo o ano.
Capacitação de Técnicos/as que intervêm com Agressores/as; Planeamento Estratégico para o Desenvolvimento Local; Comunicação e Liderança nas Organizações, são apenas alguns dos exemplos da diversidade da oferta.
Mais informações e inscrições AQUI
Oferta Formativa projeto GEMCAT_CAPITALIZA
O projeto promove a igualdade laboral e as medidas de responsabilidade social nas empresas para impulsionar a criação de emprego transfronteiriço de qualidade, melhorando a capacidade institucional e a eficiência da administração pública através da cooperação transfronteiriça.
Podem encontrar várias formações AQUI
*Congresso Ibero-Americano de Responsabilidade Social *
Irá realizar-se de forma virtual, entre os dias 22 e 24 de novembro de 2023, no ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão (ULisboa), Lisboa, Portugal.
Tem como tema oficial “Sustentabilidade e Território”, que contempla os múltiplos desafios envolvidos na sociedade contemporânea - promoção do desenvolvimento sustentável, da inclusão social, dos direitos humanos fundamentais, à equidade de género, trabalho decente, governança, entre outros. Mais informações e inscrições AQUI
Em parceria com Universidade Católica Portuguesa (UCP), através da Área Transversal de Economia Social, a Estufa de Ideias é uma ação do Projeto Direitos & Desafios – Inova +, sob a coordenação da Casa dos Choupos no âmbito da 4ª Geração dos CLDS e promovido pela Câmara Municipal de Santa Maria da Feira