Escola Atelier de Costura
“Nem me dou conta que estou a trabalhar”
Adelaide Maia é o verdadeiro exemplo de transformar a adversidade em oportunidade. Um problema de saúde obrigou-a a parar e mudar de direção profissional e isso levou-a a resgatar um amor antigo: a costura. Fez formação, começou a ensinar e, com a ajuda da ALPE, criou a Escola Atelier de Costura.
“O caminho para o empreendedorismo aconteceu naturalmente, depois da pausa que fui obrigada a fazer por motivos de saúde”, diz Adelaide Maia. Uma paragem que a fez voltar a olhar para o que a fazia feliz. “Como sempre gostei de costurar, aproveitei para fazer formação, adquirir novos conhecimentos e aperfeiçoar o que já sabia, na área da costura”, conta.
Uma vez mestre, quis começar a partilhar o que aprendeu. “Juntei um pequeno grupo em minha casa e comecei a ensinar. Novos pedidos para aprender estavam sempre a chegar e surgiram também as primeiras encomendas de mantas de patchwork. Comecei a olhar para o que estava a fazer e pensei: isto é capaz de dar certo!”, revela.
O empreendedorismo desenha-se como uma possibilidade e decide participar no bootcamp dedicado a empreendedores organizado pela ALPE. “Deram-me as ferramentas que precisava para começar e ajudaram-me a elaborar o meu projeto com pés e cabeça. O bootcamp foi fundamental”, sublinha.
Já com alunas em lista de espera para aprender a costurar
Oficialmente, a Escola Atelier de Costura abriu no mês passado, mas em dezembro já tinha as vagas praticamente todas preenchidas. “Neste momento, tenho pessoas em lista de espera para começar e continuo a fazer as mantas, e a ensinar como se fazem, e são o meu grande orgulho”, afirma.
Sobre trabalhar por conta própria, Adelaide Maia conta que as vantagens recaem sobretudo sobre o facto de poder gerir o seu horário de trabalho e também fazer aquilo que mais gosta. “Nem me dou conta que estou a trabalhar”, comenta. A parte mais chata? “As dificuldades foram sempre a burocracia e a parte legal para abrir o negócio e foi aí que a ALPE me ajudou bastante”, refere.
Como conselhos para quem se quer tornar empreendedor, afirma que o importante é “escolher a área que realmente se gosta, fazer formação e planificar bem o negócio”.